quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Conpresp tomba igreja de SP, palco de conflito em 1924

Disponível em http://br.noticias.yahoo.com/s/08012009/25/manchetes-conpresp-tomba-igreja-sp-palco.html

Um dos palcos da Revolução de 1924 - iniciada por militares em 5 de julho daquele ano e que desaguou, mais tarde, na Coluna Prestes -, a Igreja Nossa Senhora da Glória foi tombada em 9 de dezembro do ano passado pela Prefeitura de São Paulo - a decisão foi publicada no Diário Oficial da cidade anteontem. Localizada no alto de uma colina no Cambuci, no centro da cidade, a igreja oferecia uma visão privilegiada da região e foi ocupada pelos rebeldes que tentavam derrubar o presidente Arthur Bernardes.

Os combates contra as forças legalistas destruíram a torre de ardósia, avariaram o altar e deixaram as paredes perfuradas , segundo informações da Paróquia São Joaquim, responsável pelo local. A igreja faz parte do Conjunto Paisagístico Outeiro da Glória e é considerada um dos pontos iniciais da ocupação daquela área da cidade, afirma o arquiteto Dácio Araújo Benedicto Ottoni, integrante do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da São Paulo (Conpresp) e relator do processo de tombamento do templo.

A construção foi concluída há 138 anos. O Cambuci foi fundado oficialmente há 102. O tombamento inclui a Capela Nossa Senhora de Lourdes, vizinha e anterior à igreja, construída como réplica da homônima existente na França, segundo a paróquia. Nesse caso, só as características externas têm de ser preservadas. Também estão protegidos o exterior da casa paroquial e do salão de atividades da igreja. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O que é o CONPRESP?

O CONPRESP, Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo, órgão de assessoramento cultural vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, tem por principal atribuição deliberar sobre pedidos de tombamento de bens culturais. Criado por lei municipal aprovada em 1985, o CONPRESP teve a sua primeira convocação somente no final do ano de 1988.

CONPRESP
Av. São João, 473 - 7º andar
Centro – São Paulo/ SP– Cep 01035-000
Tel.: 3361-3110
Horário de atendimento: 10h às 16h
e-mail: conpresp@prefeitura.sp.gov.br

Nenhum comentário:

CURIOSIDADE

CURIOSIDADE
Pablo Picasso

Você Sabe Qual era a profissão de Don José Ruiz Blasco, pai de Pablo Picasso?

O pai de Pablo Picasso, Don José Ruiz Blasco, considerado um pintor de medíocre talento, foi quem o ensinou lhe estimulou aos caminhos da arte. Acumulava duas profissões em 1891 (quando Pablo tinha 10 anos): era conservador do museu estatal em Málaga (profissão de pouquíssimo reconhecimento na época) e professor de desenho na Escuela de San Telmo. No entanto vivia com bastante dificuldade pois seus ordenados não garantiam o sustento da família. Foi então que recebeu uma proposta de melhor salário, levando-o a se deslocar com esposa e filhos para La Coruña. Posteriormente sendo superado em técnicas pelo filho, entregou-lhe seus materiais de pintura, declarando-o "artista maduro". Picasso estava então com 14 anos e já havia sido admitido pela escola de arte La Lonja, em Barcelona. (ACT)

Para saber mais:
Livro: Picasso, de Ingo F. Walther (tradução de Ana Maria Cortes Kollert). Editora Taschem. 2000.

Qual a sua avaliação geral sobre o Curso Técnico em Museu do ETE Parque da Juventude?

Referente ao Curso Técnico em Museu, qual sua perspectiva de trabalho na área?