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A ética na relação professor / aluno é um dos pontos mais discutidos pela pedagogia no mundo contemporâneo. Tanto se pensou e pensa sobre esta relação que secularmente é definida pela “verticalização” do saber, estabelecendo o professor como o "depositário" do conhecimento frente ao aluno, tradicional sistema de ensino que vem formando as elites que historicamente comandam nosso país e o nosso mundo. Não é admissível que num país onde nasceu, viveu e morreu Paulo Freire, freqüentemente na superfície da boca e longe do coração e da razão de muitos, não reconheça nas devidas proporções (como política pública de educação, por exemplo) seu referencial teórico, reduzido erroneamente em um "método" de resgate cultural e educacional para comunidades carentes. É preciso que esta "horizontalização" da relação docente / discente seja ampla e passe a nortear as relações cotidianas de aprendizado, evitando assim a hierarquização, que por si somente apóia-se em submissão do outro pelo starus de ”detentor do saber". No campo especificamente docente, esta relação carece muito mais desta ética, ao compreender-se que é atrás da cátedra que as idéias refletidas quanto ao estimulo ao conhecimento são organizadas para uma atividade pedagógica que renda frutos e recrie signos. As ações de um professor e educador devem passar pelo campo da reflexão e o lugar deste, em hipótese alguma deve ser violado por outro discente, na prescrição de sua relação que tem na interdisciplinaridade uma forma de ampliar os meios e congregar as idéias. Se nesta relação não houver ética, um dos lados da balança começa a pender e perde-se o foco da troca e do acesso democrático ao conhecimento.
Adriano C. Tardoque, é Professor de História, Educador Social e Conselheiro Municipal de Direitos Humanos. É ALUNO do 2o Módulo do Curso Técnico em Museu.
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Um comentário:
Muito bem escrito e pensado.Revelador de um a verdade consolidada nas clases de educação formal do Brasi.
Otimo
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